Jovens franceses marcham contra a Frente Nacional

Entre 4200 (segundo a polícia) a 8 mil (segundo as organizações) jovens franceses marcharam hoje nas ruas de França contra a Frente Nacional, o partido de extrema-direita que venceu as eleições europeias naquele país.

"Acorda França!", "Há perigo FN [Frente Nacional] na demora": vários milhares de jovens manifestaram-se hoje em França contra a Frente Nacional, depois da vitória histórica do partido de extrema-direita de Marine Le Pen nas eleições europeias.

O maior cortejo, em Paris, juntou milhares de estudantes, que clamaram os slogans tradicionais das manifestações contra a extrema-direita, tais como "A juventude aborrece a Frente Nacional", "F de fascista, N de nazi" ou ainda: "Primeira, segunda, terceira geração: nós somos todos filhos de imigrantes".

Algumas centenas de jovens também se manifestaram em Lyon (centro do país), Toulouse (sudoeste), Estrasburgo (este), Marselha (sul) e noutras cidades, convocados por sindicatos estudantes (universitários e de liceu), mas também por movimentos da juventude socialista, comunista e ecologista.

Esta foi uma mobilização bastante diferente da mobilização das manifestações que seguiram o dia 21 de abril de 2002, quando Jean-Marie Le Pen, pai de Marine e fundador do partido, para surpresa geral, subiu à segunda volta das eleições presidenciais, face ao candidato de direita e chefe de Estado cessante, Jacques Chirac, que foi facilmente reeleito. Nesse dia, 1,3 milhão de pessoas saíram à rua em França, das quais 500 mil na capital.

A Frente Nacional obteve um resultado histórico no domingo nas eleições europeias, ganhando com cerca de 25% dos votos. Cerca de 30% das pessoas com menos de 35 anos que foram às urnas votaram no partido de extrema-direita, segundo as sondagens.

O sucesso da FN foi amplificado pela persistente crise económica em França, com um desemprego massivo, a impopularidade recorde do Presidente socialista François Hollande e a incapacidade da direita em apresentar-se como alternativa.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG