Ex-PM da Letónia candidato à Comissão Europeia

O ex-primeiro-ministro da Letónia Valdis Dombrovskis apresentou hoje formalmente em Bruxelas ao presidente do Partido Popular Europeu (PPE), Joseph Daul, a sua candidatura a presidente da Comissão Europeia.

O antigo chefe de governo da Letónia é assim o primeiro dirigente do PPE a formalizar a sua candidatura a presidente do executivo comunitário.

A designação final do candidato do PPE está marcada para o congresso desta família política, em Dublin, na Irlanda, entre 6 e 7 de março.

O processo de apresentação de candidaturas no PPE começou a 13 de fevereiro e termina a 05 de março, cabendo aos congressistas reunidos em Dublin eleger o candidato oficial do partido.

Nos últimos meses, a imprensa internacional tem avançado com vários nomes de possíveis candidatos no seio do PPE, como o do francês Michel Barnier, comissário europeu do Mercado Interno, do ex-presidente do Eurogrupo Jean-Claude Juncker, do primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, ou do chefe do governo da Finlândia, Jyrki Katainen.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG