Eleições europeias a 25 de maio de 2014

Proposta aprovado hoje pelos 27 embaixadores da União Europeia antecipa o calendário dos dias 5 a 8 de junho para os dias 22 a 25 de maio de 2014.

A decisão de alterar as datas das próximas eleições europeias, segundo o comunicado hoje divulgado é o de "assegurar condições ótimas para as eleições e reforçar a legitimidade do Parlamento Europeu" evitando assim o início das férias de verão em vários estados-membros. As datas escolhidas, entre os dias 22 e 25 de maio de 2014, significam para o caso de Portugal que as eleições serão agendadas para o domingo 25 de maio. Há, no entanto, outra proposta dos eurodeputados que sugerem a realização das eleições entre 15 a 18 de maio, não recusando as datas de 22 a 25, para dar tempo ao Parlamento Europeu de se organizar antes da eleição do Presidente da Comissão prevista para julho.

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.