Cavaco Silva recebe hoje partidos para marcar Europeias

O Presidente da República recebe hoje os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, com vista à marcação da data das eleições para o Parlamento Europeu, que deverão realizar-se em Portugal a 25 de maio.

No domingo, o PS informou que a sua delegação em Belém será liderada pelo secretário-geral do partido, António José Seguro. Ao final do dia, o líder do PS irá reunir-se com o primeiro-ministro, num encontro a convite de Passos Coelho para analisarem em conjunto o processo de conclusão do programa de assistência financeira e para a construção de uma "estratégia de médio prazo".

O primeiro partido a ser recebido por Aníbal Cavaco Silva será o Partido Ecologista "Os Verdes", às 10:15, seguindo-se às 11:00 o Bloco de Esquerda e às 11:45 o PCP.

À tarde, serão recebidos CDS-PP, às 15:00, PS, às 15:45, e, por último, o PSD, às 16:30.

A audição dos partidos pelo chefe de Estado antes da marcação de eleições é uma obrigação que decorre da Constituição da República.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a 21 de maio de 2013 as datas da realização das próximas eleições europeias para entre 22 e 25 de maio deste ano nos vários Estados-membros, devendo ser o domingo (25) o dia do escrutínio em Portugal.

Exclusivos