Obama 44.º Presidente dos EUA

Barack Obama foi eleito para a Casa Branca com números esmagadores e após a mais emocionante campanha de sempre nos Estados Unidos. Mobilizou milhões de pessoas de todas as camadas sociais, despertou uma nova geração de eleitores para o fenómeno político, promete mudar a América e também alterar a face do mundo, que olha para ele como um portador de esperança.


Inicia-se um novo ciclo, com um Congresso cada vez mais pintado com as cores do Partido Democrata. O DN traça o percurso biográfico do novo Presidente norte-americano (o primeiro de ascendência africana), revela as prioridades imediatas do seu mandato e adianta os nomes mais falados para integrar a nova administração Obama. Divulgamos os números da eleição presidencial e também a nova distribuição de lugares no Senado e na Câmara dos Representantes. Sem esquecer uma análise do derrotado Partido Republicano, que tem agora quatro anos para se reconstruir e reafirmar como alternativa política no mais poderoso país do planeta.


63 484 527 é o número de votos (com dois estados por apurar) - Obama conseguiu o máximo apoio popular alcançado até hoje nas urnas por um político.


"Espero que, sob a direcção de Obama, os EUA juntem as suas forças à Europa"
Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia

"Terá um contributo determinante para coordenar esforços internacionais"
Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República

"É uma voz de esperança e a sua eleição é uma oportunidade de mudança"
José Sócrates, Primeiro-ministro

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG