A união depois da guerra entre Obama e Hillary

Senador do Ilinóis prestou homenagem à antiga rival e ao ex-presidente Clinton.

A gravata dele era da cor do fato dela (azul claro), entraram ao som da música Beautiful Day dos U2 e em todo o lado havia cartazes onde se lia "União para a Mudança". O palco escolhido para o primeiro comício conjunto dos democratas Barack Obama e Hillary Clinton, antigos rivais na corrida à Casa Branca, também foi simbólico: Unity (que significa união, em inglês) uma vila com pouco mais de mil habitantes em New Hampshire, onde nas primárias cada um dos candidatos obteve 107 votos.

"Unity não é somente um local bonito, é um sentimento maravilhoso", lançou a ex-primeira dama. "E sei que o que começámos aqui vamos acabar nos degraus do Capitólio quando Barack Obama prestar juramento como nosso próximo presidente", referiu, perante uma multidão de cerca de quatro mil pessoas.
"Começámos em caminhos diferentes, mas hoje os nossos corações estão juntos no mesmo destino para a América", acrescentou a senadora: "Somos um partido, somos uma América", afirmou, lembrando "as primárias duramente disputadas" com Obama , para imediatamente referir que a partir de agora estão ambos "lado a lado". Hillary pediu em seguida aos seus apoiantes para que votem pelo senador do Ilinóis.

Obama , por seu lado, rendeu homenagem à sua antiga rival, bem como ao ex-presidente Bill Clinton, que só o apoiou num comunicado lacónico esta semana. "Precisamos deles. Não só a minha equipa de campanha , mas todos os americanos precisam dos seus serviços, da sua visão e da sua sabedoria nos meses e anos que aí vêem. Porque é assim que vamos unir o Partido Democrata, é assim que vamos unir a América e que vamos levar o sonho americano a todos os cantos e estados deste grande país que amamos", afirmou.

A disputa entre Obama e Hillary terminou após as primárias de 3 de Junho, com a ex-primeira dama a apoiar o senador publicamente a 7 de Junho. A convenção democrata realiza-se em Agosto, em Denver.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG