Conclave para escolher novo papa começa dia 12

O conclave que irá escolher o novo papa começa na próxima terça-feira, dia 12, anunciou o Vaticano num breve comunicado emitido no quinto dia de congregações gerais.

"A oitava congregação geral de cardeais decidiu que o concalve para a eleição do papa terá início na terça-feira dia 12 de março. A missa 'pro eligendo Pontifice' será celebrada durante a manhã na basílica de São Pedro e à tarde os cardeais entrarão em conclave", explica o comunicado citado pela AFP.

Para amanhã de manhã está prevista uma nova congregação geral, indicou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, para o qual estas reuniões preparatórias do Conclave ainda poderão decorrer na segunda-feira. "Os cardeais ainda terão de, durante uma congregação, os quartos na residência de Santa Marta", no Vaticano, onde ficarão isolados do mundo durante todo o conclave.

Antes de renunciar oficialmente, no dia 28 de fevereiro, Bento XVI emitira um decreto a autorizar os cardeais a "antecipar o conclave" em relação ao prazo habitual de 15 dias a partir do momento em que o trono de São Pedro fica vazio. E a partir do momento em que "todos os cardeais eleitores estejam, presentes".Este requisito ficou cumprido na quinta-feira á noite, quando chegou a Roma o último dos 115 cardeais eleitores (com menos de 80 anos).

Bento XVI, de 85 anos, vive agora em Castel Gandolfo, residência de férias do Papa, contando com a ajuda do seu secretário pessoal, Georg Gänswein.

Durante a manhã, no final da sétima congregação geral, o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, afirmara: "Podemos prever que, durante a congregação de hoje e a tarde de hoje, aconteça o voto sobre a data do início do conclave". Nestas congregações gerais participaram 150 cardeais, eleitores (até 80 anos) e não eleitores.

Segundo os media, citados pela AFP, começam a desenhar-se outras duas correntes, em vésperas do arranque do conclave, que decorrerá na Capela Sistina: uma que defende um papa italiano, o cardeal Aneglo Scola, outra defende um papa de outra zona de fora da Europa.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Mundo
Pub
Pub