Arcebispo de Cantuária não vai à entronização do Papa

O novo líder da Igreja Anglicana, o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, não irá à cerimónia de entronização do papa Francisco, na próxima semana, porque está a participar na "Peregrinação da Oração", foi hoje anunciado.

Welby, que se tornou no mês passado arcebispo da Cantuária, figura máxima da Igreja Anglicana, será representado terça-feira próxima, na missa de entronização do novo Pontífice, pelo arcebispo de York, John Sentamu.

Na missa de entronização que se realiza na Basílica de S. Pedro, na Cidade do Vaticano, são esperados cerca de 150 chefes de Estado e de Governo, além de vários líderes religiosos de outras confissões.

"John Setamu viajará até Roma na segunda-feira, a tempo de estar presente no dia seguinte nas celebrações, em representação do arcebispo da Cantuária", anunciou o arcebispado, citado pela AFP.

O arcebispo da Cantuária é o líder religioso de 80 milhões de anglicanos em todo mundo e está a participar na "Peregrinação da Oração", à qual deu início na passada quinta-feira.

A peregrinação passa por cinco cidades e seis catedrais na província da Cantuária, no sul de Inglaterra.

Hoje Welby está em Londres, onde irá rezar, entre outros locais, na Catedral de São Paulo.

A cerimónia de entronização do arcebispo Welby realiza-se na próxima quinta-feira, na Catedral da Cantuária, na qual o papa Francisco será representado pelo cardeal Kurt Koch.

Justin Welby, 57 anos, é um antigo executivo que trabalhou na área dos petróleos e foi bispo de Durham, no nordeste de Inglaterra, tendo sucedido no arcebispado da Cantuária a Rowan Williams que liderou os anglicanos na última década.