Começou a missa que dá início ao Conclave

A missa que dá início ao conclave para eleger o próximo papa começou hoje às 10:00 na Basílica de São Pedro (09:00, em Lisboa), presidida pelo cardeal decano, Angelo Sodano, e aberta a todos os fiéis que desejem assistir.

A missa, intitulada "Pro eligendo Pontifice", assistirá o Corpo Diplomático e todos os fiéis que queiram fazê-lo.

Os 115 cardeais eleitores estão instalados desde hoje de manhã na residência de Santa Marta, no Vaticano, onde começaram a chegar cerca das 07:00 (06:00 em Lisboa) e onde deverão comer e dormir enquanto durar o conclave.

Antes do início da reunião secreta, durante a qual estão impedidos de comunicar com o mundo, alguns cardeais recorreram ao Twitter para se despedirem dos seus fiéis.

"Último tweet antes do conclave: Que o Nosso Pai ouça e responda com amor e misericórdia a todas as orações e sacrifícios oferecidos por um resultado frutuoso. Deus nos abençoe!", escreveu o cardeal sul-africano Wilfrid Napier.

A "Domus Sanctae Marthae", nome oficial da residência, fica a poucos metros da Basílica de São Pedro e é um moderno edifício de cinco pisos com 106 suites, 22 quartos individuais, um apartamento e numerosos salões, pelos quais os cardeais foram distribuídos por sorteio.

Após a missa de hoje, os cardeais almoçam na residência de Santa Marta e cerca das 15:15 (hora de Lisboa) reúnem-se na capela Paulina, do Palácio Apostólico, e dirigem-se, em procissão, para a Capela Sistina, onde se celebrará o conclave.

Durante os dias do conclave, os cardeais tomam o pequeno-almoço em Santa Marta entre as 6:30 e as 7:30 locais e passam à capela Paulina, onde às 8:15 (07:15 de Lisboa) celebram missa.

Já na capela Sistina, começam por rezar e logo de seguida iniciam as votações, havendo lugar a duas votações de manhã e outras duas à tarde.

Após a segunda votação de cada período, serão queimados os boletins de voto e eventuais anotações que os cardeais tenham feito.

Segundo as previsões do Vaticano, deverá ver-se fumo preto (se a votação não tiver sido conclusiva) ou branco (se tiver sido eleito o papa) cerca das 12:00 (11:00 em Lisboa) e cerca das 19:00 (18:00 em Lisboa), caso a eleição do papa não aconteça na primeira votação da manhã ou da tarde. Nesse caso, o fumo sairá mais cedo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG