Cavaco lidera comitiva portuguesa que vai à missa inaugural

O Presidente da República representará o Estado português nas cerimónias de entronização do papa Francisco, que estarão centradas na missa que decorrerá terça-feira de manhã em Roma, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

De acordo com a mesma fonte, o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, chefiará a delegação que se irá deslocar a Roma e da qual fará também parte o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Cavaco Silva chegará a Roma na segunda-feira e regressará a Portugal ainda durante o dia de terça-feira.

O cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi eleito papa na quarta-feira pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco.

Francisco sucede a Bento XVI e é o 266.º papa da Igreja Católica.

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.