Obama e Bush vão à África do Sul "na próxima semana"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a mulher, Michelle, vão à África do Sul "na próxima semana" prestar homenagem a Nelson Mandela. Serão acompanhados pelos seus antecessores na Casa Branca, George e Laura Bush.

"O Presidente Obama e a primeira dama deslocar-se-ão a África do Sul na próxima semana para prestar homenagem a Nelson Mandela e participar nas cerimónias em sua memória", disse hoje aos jornalistas o porta-voz do Executivo norte-americano, Jay Carney, no dia a seguir à morte do herói da luta anti-apartheid, aos 95 anos.

O antecessor de Obama, George W. Bush, aceitou por seu lado o convite da Casa Branca para viajar a bordo do avião presidencial Air Force One, segundo um porta-voz deste antigo Presidente norte-americano.

O pai de Bush, o antigo Presidente George H.W. Bush, foi igualmente convidado mas teve de recusar, dado que o seu estado de saúde, aos 89 anos, é demasiado frágil para uma viagem de longa distância, disse à AFP o seu porta-voz, Jim McGrath.

A AFP tentou saber se os outros antigos presidentes dos EUA vivos, Bill Clinton e Jimmy Carter, tinham planos para uma deslocação à África do Sul, mas não obteve resposta.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciou hoje que se realizará uma cerimónia nacional em memória de Mandela no dia 10 de dezembro no estádio do Soweto. O líder histórico será sepultado na sua aldeia de Qunu no dia 15 deste mês.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG