Durão Barroso representa Comissão Europeia na cerimónia de 3ª feira

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, vai assistir à cerimónia religiosa, na terça-feira, em Joanesburgo, em memória de Nelson Mandela, em representação da Comissão Europeia, foi hoje divulgado em Bruxelas.

"Terei a honra de representar a Comissão Europeia na cerimónia nacional memorial em Joanesburgo", disse José Manuel Durão Barroso, num comunicado.

"Tive o grande privilégio de me ter encontrado com Nelson Mandela em numerosas ocasiões e, tal como muitos outros, admirei o seu exemplo de abnegação, coragem e sabedoria. A comunidade mundial tem uma grande dívida de gratidão com este grande estadista e ser humano", assinalou ainda.

A cerimónia nacional em memória de Nelson Mandela, marcada para terça-feira, vai ter lugar no estádio "Soccer City", no Soweto, para a qual são esperadas 80 mil pessoas, incluindo numerosos chefes de Estado e de Governo de todo o mundo.

Portugal estará representado nesta cerimónia pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

O funeral de Estado do antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira, realiza-se no dia 15 de dezembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG