Caixão de Mandela já está na sua casa em Qunu

O caixão com corpo de Nelson Mandela chegou às 16.00 locais (14.00 em Lisboa) à aldeia de Qunu, onde o ex-presidente sul-africano passou a sua infância e onde será enterrado no domingo, depois de uma viagem de carro desde o aeroporto de Mtatha.

O avião militar Hércules C-130 aterrou cerca das 13:30 locais (11:30 em Lisboa), depois de ter saído às 11:58 locais (09:58 em Lisboa) da base militar aérea de Waterkloof, perto de Pretória, após uma cerimónia fúnebre do Congresso Nacional Africano (CNA), segundo a agência Efe.

A aeronave foi recebida com gritos de alegria por uma multidão que aguardava no aeroporto, onde a guarda de honra recebeu o corpo de Mandela, que morreu a 05 de dezembro, em Joanesburgo, aos 95 anos.

Em Qunu, dezenas de pessoas esperam, entre danças tradicionais africanas, o caixão com o corpo do herói sul-africano da luta contra o regime do 'apartheid'.

O funeral de Estado de Nelson Mandela será realizado no domingo em Qunu, no sul, onde o antigo Presidente sul-africano passou parte da sua infância, na presença de cerca de 5.000 pessoas, incluindo líderes internacionais.

Cerca de 100.000 sul-africanos prestaram homenagem a Nelson Mandela nos três dias em que o seu corpo esteve em câmara ardente na sede do Governo em Pretória.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG