53 chefes de Estado e Governo confirmados no funeral
Mais de meia centena de chefes de Estado e de Governo confirmaram a presença no funeral de estado do líder sul-africano Nelson Mandela, revelou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros, Maite Nkoana-Mashabane.
Os presidentes norte-americano, Barack Obama, a brasileira Dilma Rousseff, o francês François Hollande e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, contam-se entre os 53 dignitários estrangeiros que confirmaram a presença no funeral de Nelson Mandela, falecido na quinta-feira aos 95 anos.
Relacionados
Houve um "interesse sem precedentes" para participar as cerimónias funebres, disse Nkoana-Mashabane, explicando que a maioria dos líderes mundiais participará na cerimónia de terça-feira no estádio Soccer City, onde Mandela fez a sua última grande aparição pública durante o campeonato do mundo de futebol de 2010.
Um grupo mais pequeno viajará até Qunu, aldeia natal de Nelson Mandela, onde este será enterrado no dia 15.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O atual e ex-secretários gerais das Nações Unidas, respetivamente Ban Ki-moon e Kofi Annan, o ex-presidente da Finlândia e Prémio Nobel da Paz, Martti Ahtisaari, o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi e a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson são outras personalidades que já confirmaram a presença.
A apresentadora de televisão Oprah Winfrey, o cantor Bono (U2), o empresário Richard Branson e o músico Peter Gabriel também estarão nas cerimónias.
O líder da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, e o príncipe Carlos, em representação da rainha Isabel II, são também presenças já confirmadas.