Fotos de cadáver de Bin Laden serão divulgadas

O director da CIA afirmou hoje que não duvida de que mais tarde ou mais cedo o governo dos Estados Unidos (EUA) vai divulgar a fotografia do cadáver de Osama bin Laden, noticia a Efe.

"O governo está a ver qual deve ser a melhor maneira para o fazer, mas não creio que haja dúvidas quanto à divulgação da fotografia ao público", disse Leon Panetta, durante uma entrevista à cadeia televisiva NBC. A entrevista será passada na íntegra esta noite, tendo sido entretanto divulgados alguns excertos da mesma.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, reconheceu hoje, durante a conferência de imprensa diária, que a publicação de fotografias do cadáver de Bin Laden poderia ter um efeito "incendiário"e garantiu que esse é um dos factores que está a ser ponderado. Carney acrescentou ainda que outro factor é o facto de as fotos serem muito "fortes" e pediu paciência aos jornalistas, garantindo que será tomada "a decisão apropriada".

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.