Barack Obama: EUA vivem "um grande dia"

O presidente norte-americano, Barack Obama, considerou hoje que os Estados Unidos estão a viver "um grande dia" após a morte do líder da rede terrorista Al-Qaida, Osama Bin Laden.

Bin Laden foi morto no domingo numa operação das forças especiais norte-americanas contra a residência em que se escondia no Paquistão.

"Penso que estamos de todos de acordo para dizer que este é um grande dia para a América", declarou Obama numa alocução na Casa Branca.

"O mundo está mais seguro, é um lugar melhor depois da morte de Osama bin Laden", acrescentou.

"Hoje, foi-nos lembrado que enquanto nação não há nada que não possamos fazer quando nos empenhamos, quando trabalhamos juntos", disse Obama.

As declarações do presidente norte-americano foram feitas cerca de doze horas depois de Obama ter anunciado a morte de Osama Bin Laden.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.