Mais dois arguidos indiciados por associação criminosa

Ministério Público aplica cauções novas: 50 mil euros a Paulo Pereira da Costa e 30 mil euros a Manuel Nogueira da Costa

O Ministério Público imputou a mais dois arguidos o crime de associação criminosa no âmbito do processo "Face Oculta", propondo o pagamento de cauções.  Paulo Pereira da Costa e Manuel Nogueira da Costa, pai e filho, empresários do ramo da sucata, ficaram ontem a saber que são suspeitos de receptação de material furtado.
 
O advogado de ambos, Pedro Marinho Falcão, contrapôs que trabalhavam "isoladamente", e não existia "nenhuma outra ligação" com Manuel Godinho, arguido principal em prisão preventiva, "a não ser de negócios". As medidas de coacção a determinar pelo juiz de instrução António Costa Gomes serão conhecidas quinta-feira à tarde.

Paulo Pereira da Costa e Manuel Nogueira da Costa seriam operacionais do empresário Manuel Godinho por conta de quem, nomeadamente, procediam ao levantamento e transporte de resíduos.

Num caso, a PJ detectou em Abril último, em Sines, na Petróleos de Portugal, grupo Galp, a apropriação de 100 toneladas de resíduos nobres (cobre e quadros eléctricos) no valor de pelo menos 300 mil euros como se fosse material ferroso. Este era usado apenas para cobrir as cargas depois canalizadas para uma empresa de Paulo Costa.

O MP pediu a aplicação de cauções aos inquiridos  durante o dia de ontem: 50 mil euros a Paulo Pereira da Costa e 30 euros euros a Manuel Nogueira da Costa, bem como a proibição de contactar outros arguidos ou sair do País sem autorização. Segundo o advogado Pedro Marinho Falcão, o arguido mais novo "prestou esclarecimentos, de uma forma circunstanciada e com detalhe". Mas o pai remeteu-se ao silêncio.
 
O mandatário dos arguidos insurgiu-se com a exigência de prestação de caução, admitindo recorrer da medida. "Considero qualquer valor exagerado, porque não há, neste momento, no processo qualquer elemento que justifique a aplicação de uma outra medida de coacção", disse Pedro Marinho Falcão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG