Fernanda Ribeiro

Atletismo
Ouro (Atlanta, 1996 )
Bronze (Sydney, 2000)

Maria Fernanda Moreira Ribeiro, nasceu no dia 23 de Junho de 1969, em Novelas, Penafiel. O seu primeiro clube foi o Valongo, de Sousão. Em 1980, com apenas 11 anos, foi segunda classificada na meia maratona da Nazaré, tendo ficado a quatro segundos da primeira classificada: Rosa Mota.

Presente pela terceira vez em Europeus de juniores, Fernanda Ribeiro estava entre as favoritas dos 3000 metros. Bateu o recorde nacional de juniores com 8.56,33. Nos Mundiais de Gotemburgo Fernanda ganhou a medalha de ouro nos 10 mil metros. Esta vitória valeu-lhe um automóvel de marca Mercedes. Curiosamente na época nem sequer tinha carta de condução.

A 2 de Agosto de 1996 a atleta portuguesa protagonizava uma das mais emocionantes finais Olímpicas de todos os tempos nos 10 mil metros, em Atlanta. Ao entrar na última volta tinha 20 metros de atraso em relação à chinesa Wang Junxia e tudo parecia perdido. Mas na recta final Fernanda deixou o país sem fôlego ao ultrapassar a adversária. Portugal conquistava a sua única medalha de ouro em Atlanta e Fernanda Ribeiro fechava o ciclo de ouro: Campeã Europeia, Mundial e Olímpica dos 10 mil metros.