Seleção portuguesa assina mau ensaio no primeiro teste

Portugal não conseguiu marcar um único golo frente à 98.ª classificada no ranking FIFA e despediu-se de Leiria com uma exibição que não contribuiu, em nada, para as esperanças dos adeptos no Euro 2012.

Paulo Bento diz que Portugal "não fez um bom jogo", Cristiano Ronaldo considera que a seleção nacional "jogou bem e está de parabéns" por ter empatado a zero frente à Macedónia, este sábado, em Leiria, no primeiro jogo de preparação com vista ao Euro 2012.

Não deverá haver muitos adeptos, contudo, que concordem com o capitão da seleção portuguesa, depois de Portugal não ter conseguido marcar sequer um golo contra a 98.ª classificada no ranking FIFA. É certo que o estímulo competitivo que o jogo poderia oferecer era pouco, mas a qualidade demonstrada pelos jogadores da seleção portuguesa foi inferior a tudo o que seria expectável e que será necessário para jogar contra Holanda, Dinamarca e Alemanha.

"Contra uma equipa com dois autocarros é complicado", justificou Cristiano Ronaldo, lembrando que "importante é o primeiro jogo com a Alemanha". Certo é que não haverá "Macedónias" no Europeu e Portugal foi muito pouco esclarecido na hora de criar - e concluir - ocasiões de golo, apesar de ter dominado, com naturalidade, toda a partida. Na primeira parte, no entanto, Rúben Micael (foi o grande dinamizador do meio campo e distribuiu jogo com classe) e Quaresma (ganhou várias vezes a "linha" e arrancou vários cruzamentos, mas não havia quem os finalizasse) foram os únicos destaques da seleção. "Não estivemos bem no último passe, não aproveitámos os cruzamentos", admitiu Paulo Bento.

Na segunda parte Portugal jogou mais "solto", mas as jogadas com princípio, meio e fim foram poucas. Paulo Bento testou Hugo Viana, colocou Nani na zona interior e manteve Quaresma nas alas com Ronaldo, mas nada saiu bem à seleção portuguesa. Tanto que os adeptos presente no Magalhães Pessoa chegaram a assobiar Nani e Quaresma sempre que estes tocavam na bola. "Estamos perante um resultado que não nos agrada, mas que é justo", frisou Paulo Bento, consciente de que a exibição não terá, em nada, aproximado os já insatisfeitos por natureza adeptos da seleção.

"Foi um bom teste. A equipa fez o que tinha de fazer. Só não marcámos porque não tivemos sorte", insistiu Cristiano Ronaldo. Portugal voltará a jogar no próximo sábado, a 2 de junho, frente à Turquia, um adversário que se aproximará ligeiramente da realidade que a seleção portuguesa vai encontrar no Euro 2012 e que, pelo menos, oferecerá outro estímulo competitivo, já que dificilmente irá defender um 0-0 com unhas e dentes. Portugal terá, para a próxima semana, muito trabalho pela frente.

Filme do jogo:

90+4' Final do jogo!

90+4' Remate forte de Nélson Oliveira, para defesa de Bogatinov.

90' Quatro minutos de compensação.

88' Remate de Ibrahimi, por cima da baliza de Beto.

85' Substituição na Macedónia. Saiu Trickovski e entrou Mojsov.

82' Remate de Nani, muito por cima da baliza.

80' Substituição na seleção portuguesa. Saiu João Pereira e entrou Nélson Oliveira.

76' Remate forte de Hugo Almeida, à figura de Bogatinov.

73' Substituição na Macedónia. Saiu Urdinov e entrou Gerogievsk.

73' Dupla substituição na seleção portuguesa. Saem Miguel Veloso e Ronaldo e entram Hugo Viana e Silvestre Varela.

72' A "bomba" de Coentrão ia para a baliza, mas bateu em Ronaldo e saiu ao lado.

70' Novo remate de Cristiano Ronaldo, a passar ao lado.

66' Remate forte de Ronaldo, a passar muito perto do poste esquerdo.

63' Substituição na seleção portuguesa. Saem Postiga e Rúben Micael e entraram Nani e Hugo Almeida. O jogo estava a pedir estas alterações.

63' Substituição na Macedónia. Saiu Fazli e entrou Hasani,

60' Pontapé livre de Sikov, a passar ao lado.

58' As promessas de melhorias para a segunda parte não se estão a cumprir. Portugal perde inúmeras bolas no meio campo, onde o rendimento de Micael caiu, não consegue completar uma jogada com princípio, meio e fim e até já permite que a Macedónia crie perigo. O jogo pede a irreverência de Nani e a presença de Hugo Almeida na grande área.

55' A Macedónia não marca por pouco! Remate em arco de Ibrahimi, que não entrou por pouco. Os adeptos da seleção assobiam.

53' Dupla alteração na Macedónia. Saem Gligorov e Spirovski e entram Demiri e Ibrahimiv.

52' Cartão amarelo para Urdinov, por falta sobre Quaresma.

51' Quaresma tem estado muito bem nos cruzamentos, mas falta quem os finalize.

50' Quaresma colocou Coentrão na cara do golo, mas a receção do lateral esquerdo saiu mal. Portugal está melhor na segunda parte.

48' Cristiano Ronaldo assistiu Hélder Postiga na grande área, mas o avançado errou na finalização - ou no passe, pois a bola não chegou sequer à baliza.

46' Início da segunda parte. Bola para Portugal.

- Substituição na seleção portuguesa. Saiu João Moutinho e entrou Raúl Meireles.

45+1' Intervalo em Leiria. Mau ensaio da seleção portuguesa, perante uma Macedónia frágil e que não oferece qualquer ameaça. Poucos lances de perigo criados, alguns excessos individuais e ritmo de jogo muito lento é o balanço da primeira parte da seleção portuguesa, que dificilmente poderia ter feito pior, apesar do pouco estímulo competitivo que este jogo possa oferecer.

42' Remate forte de Quaresma, de pé esquerdo, para defesa apertada de Bogatinov. O extremo do Besiktas tem estado muito ativo e à procura de mudar o rumo dos acontecimentos, mas nem tudo lhe sai bem.

40' Pontapé livre perigosíssimo de Cristiano Ronaldo, a 40 metros da baliza, a bater na malha superior da baliza. Em dois livres, o CR7 criou dois lances de grande perigo.

37' Tudo sai mal à seleção portuguesa: os cruzamentos, os remates e o último passe, perante uma seleção que não representa qualquer ameaça e que é, certamente, inferior a qualquer adversário que Portugal poderá encontrar no Euro 2012.

34' Remate de João Moutinho, a passar ao lado do alvo.

29' Bogatinov, guarda-redes da Macedónia, está a ter uma tarde mais tranquila do que, certamente, teria esperado. Paulo Bento terá, certamente, muitos reparos a fazer a esta primeira meia hora de jogo.

27' Ronaldo tentou corresponder ao cruzamento de João Pereira, mas não chegou a tempo do desvio.

25' Remate perigoso de Cristiano Ronaldo, a passar ao lado do alvo. Um raro momento de velocidade de execução no ataque português.

20' Nota para os adeptos da seleção portuguesa, que têm sido mais entusiastas do que o futebol praticado no relvado.

19' Remate de Hélder Postiga, à figura do guarda-redes. O jogo não está a ser fácil para o atacante: a bola não chega até ele, Postiga não chega até à bola.

17' "Bomba" de Miguel Veloso, a passar ao lado do alvo.

16' Falhava defensiva da seleção portuguesa, que permitiu que Spirovski atirasse com perigo, ao lado da baliza de Beto.

13' Remate em vólei de Quaresma, após trabalho de Coentrão no flanco esquerdo, para defesa do guardião da Macedónia. Portugal "cresce" na partida, sempre ao ritmo de Rúben Micael, o melhor em campo até ao momento.

11' Pontapé livre de Cristiano Ronaldo, a rasar a trave da baliza da Macedónia.

8' Portugal ainda não criou qualquer ocasião de golo, apesar de estar a assumir o domínio da partida com naturalidade.

5' Início de jogo interessantíssimo por parte de Rúben Micael, muito hábil na distribuição de jogo e a ser ele o principal dinamizador do futebol ofensivo da seleção, quando se espera que seja Moutinho a fazê-lo.

2' Portugal começa a partida a um ritmo muito lento, procurando um jogo de posse e ataque organizado. Cristiano Ronaldo é a exceção, uma vez que tenta sempre acelerar o jogo a partir do flanco esquerdo.

- Alan Kelly (Irlanda) apita para o início da partida. Bola para a Macedónia.

- O jogo começa com uma homenagem a Nani, que recebeu uma placa comemorativa das 50 internacionalizações que já somou na seleção.

- Uma das raras ocasiões em que o estádio Magalhães Pessoa conta com uma boa moldura humana. Os adeptos esperam uma vitória tranquila sobre a "frágil" Macedónia, onde será Pandev e mais dez, mas na única partida disputada entre as duas seleções a vantagem portuguesa foi curta: Portugal venceu por 1-0, em 2003, com um golo de Figo.

A seleção portuguesa disputa este sábado o primeiro teste com vista à preparação para a fase de grupos do Euro 2012. O adversário será a Macedónia, em Leiria, e Paulo Bento vai aproveitar para fazer algumas experiências. A começar na baliza e a terminar no ataque.

Beto, que conta apenas com uma internacionalização, será o guarda-redes, enquanto João Pereira mantém-se na lateral direita devido aos problemas físicos de Miguel Lopes. Rúben Micael "ganhou" a vaga de Carlos Martins no meio campo, enquanto Quaresma acompanha Postiga e Ronaldo no ataque, no lugar de Nani.

Portugal vai jogar frente à Macedónia com: Beto, João Pereira, Bruno Alves, Rolando, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho, Rúben Micael; Quaresma, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo

.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.