"Final será entre Itália e Portugal"

Roberto Mancini acredita que as meias-finais vão proporcionar duas surpresas. Em vez da esperada final entre Espanha e Alemanha, serão as seleções de Portugal e Itália a lutar pelo título europeu.

O treinador italiano não está de acordo com Michel Platini. Se o presidente da UEFA causou polémica ao dizer que a final será entre Espanha e Alemanha numa altura em que ainda se jogava a fase de grupos, agora com as meias-finais definidas, Mancini aposta numa surpresa.

"A final será entre Itália e Portugal", disse o técnico do Manchester City à Radio RAI. Mancini compara as meias-finais do Euro 2012 ao que aconteceu na mesma fase mas na Liga dos Campeões. "Será como o que aconteceu na Liga dos Campeões, onde os favoritos Barcelona e Real Madrid perderam nas meias-finais", afirmou, referindo-se quando o Chelsea eliminou os catalães e o Bayern Munique os merengues.

Exclusivos

Premium

Leonídio Paulo Ferreira

Nuclear: quem tem, quem deixou de ter e quem quer

Guerrilha comunista na Grécia, bloqueio soviético de Berlim Ocidental ou Guerra da Coreia são alguns dos acontecimentos possíveis para datar o início da Guerra Fria, que alguns até fazem remontar à partilha da Europa em esferas de influência por Churchill e Estaline ainda o nazismo não tinha sido derrotado. Mas talvez 29 de agosto de 1949, faz agora 70 anos, seja a melhor opção, afinal nesse dia a União Soviética fez explodir a sua primeira bomba atómica e o monopólio da arma pelos Estados Unidos desapareceu. Sim, foi o teste em Semipalatinsk que estabeleceu o tal equilíbrio do terror, primeiro atómico e depois nuclear, que obrigou as duas superpotências a desistirem de uma Guerra Quente.