Centro de estágios e treinos do Benfica

O dia 22 de Setembro de 2006 ficará para sempre marcado na memória de todos os benfiquistas como sendo aquele que viu nascer, oficialmente, o Caixa Futebol Campus, o centro de formação e estágio do Benfica que se localiza no Seixal, bem junto ao Rio Tejo e com nobre vista sobre Lisboa.

É aqui que uma nova era do futebol do Benfica se está a desenvolver, até porque este místico local alberga não apenas a equipa principal do Benfica, nas suas múltiplas sessões de trabalho (um bom exemplo disso mesmo é o facto de o estágio da pré-época 2007/08 ali se ter realizado), como também, literalmente, a casa de todo o futebol “encarnado”, vivendo ali muitos dos elementos integrantes das equipas juvenis do Benfica.

O perfeito local de trabalho

Um ano e quatro meses após o arranque definitivo das obras, eis que o Caixa Futebol Campus foi inaugurado. Trata-se de uma obra que ficou completa em tempo recorde, especialmente se tivermos em conta que falamos de uma infra-estrutura composta por 15 hectares de campos relvados (naturais e sintéticos) que, sem dúvida, está ao nível daquelas onde trabalham os principais emblemas europeus. Projectado por Pedro George e por Isabel Pessoa, este espaço tenta conciliar o conforto de uma casa com a funcionalidade e flexibilidade do local de trabalho.

Este é um espaço que alberga um campo principal cuja bancada (com capacidade para 1600 pessoas) é totalmente coberta. Este complexo, dotado de relva natural, possui iluminação artificial, dispondo ainda de quatro balneários e sanitários. Por outras palavras, tem condições para receber jogos oficiais.

Existem ainda outros dois campos relvados e três cujo piso (arrelvado) é sintético. Por detrás dos campos cinco e seis foi ainda implantado um viveiro de relva natural, que poderá servir o próprio centro ou o Estádio da Luz.

"A obra que faltava..."

Pensado para receber futebolistas de todas as idades – escalões de formação e séniores – identifica-se pela duplicidade de espaços, oferecendo áreas técnicas, como o ginásio, as salas de tratamento, massagens e piscina e ainda outras zonas dedicadas ao estudo e ao lazer. Além disso, esta infra-estrutura é valorizada pela integração de um edifício para os serviços administrativos – departamentos de Futebol Profissional e do Futebol de Formação – e um outro com vista ao uso exclusivo dos profissionais da comunicação social que todos os dias acompanham o Clube.

"Esta casa [Caixa Futebol Campus] é de uma qualidade que seria reconhecida em qualquer ponto do mundo. Tratava-se da obra que faltava para projectar mais 100 anos de glória do Sport Lisboa e Benfica", confessou Luís Filipe Vieira no dia da inauguração. O Benfica parece mesmo estar a garantir o seu presente e futuro. A obra está à vista de todos....

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG