Tecnologia portuguesa leva inteligência a câmaras de videovigilância

Startup usa inteligência artificial para identificar comportamentos suspeitos garantindo o anonimato das pessoas

A ideia surgiu quando dois empreendedores, Ricardo Santos e Mauro Peixe, se conheceram na faculdade. Começaram a trabalhar em reconhecimento de gestos e evoluíram a tecnologia para criar uma plataforma de reconhecimento de comportamento humano. Depois, identificaram uma lacuna no mercado: queriam produzir sistemas de videovigilância eficazes mas não invasivos da privacidade das pessoas. Foi isso que esteve por detrás da criação da Heptasense, que tem aplicabilidade em áreas como prevenção de roubo e combate ao terrorismo através da análise de comportamentos em multidões.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.