Representantes de Bruxelas já chegaram a Lisboa

As reuniões entre o Ministério das Finanças e a equipa da 'troika' começam na quarta-feira

Os técnicos da Comissão Europeia que vêm a Portugal no âmbito da missão da 'troika' já chegaram a Lisboa, avança o semanário Expresso. É a terceira missão da 'troika' ao país desde a saída do programa de assistência financeira. As reuniões devem começar na quarta-feira e terminar no dia 3 de fevereiro.

A missão da 'troika', que junta representantes da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, serve para monitorizar o progresso de Portugal após a saída do programa de resgate. Deverá ser discutida a proposta do Orçamento de Estado apresentada pelo governo na quinta-feira.

A Comissão Europeia chega com uma lista de 18 exigências relacionadas com o estrangulamento do investimento empresarial.

O esboço de Orçamento para 2016, apresentado pelo Governo na quinta-feira, resulta de "semanas de conversações intensivas" com responsáveis da Comissão Europeia, disse o primeiro-ministro, António Costa, em declarações ao Financial Times publicadas este domingo.

O esboço de Orçamento prevê um défice de 2,6% para este ano, com o défice estrutural a ser reduzido em 0,2 pontos percentuais, como o ministro das Finanças, Mário Centeno, especificou no dia seguinte ao envio do documento para Bruxelas.

Ao jornal britânico, António Costa afirmou que o documento incorpora um "sinal claro" de responsabilidade fiscal. Na entrevista, o chefe de Governo reiterou que é tempo de "voltar a página à austeridade" e que é possível fazê-lo sem pôr em causa a disciplina orçamental.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG