Quase 4200 notas falsas retiradas de circulação no 1.º semestre

A nota mais falsificada em Portugal é a de 20 euros, mas no conjunto da zona euro é a de 50

Durante o primeiro semestre do ano foram retiradas de circulação 4197 notas contrafeitas de euro, representando 1,3% do total de notas contrafeitas detetadas na área do euro, revelou esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

A denominação mais contrafeita foi a de 20 euros, contrariando o que se verificou ao nível do Eurosistema, onde a denominação de 50 euros foi a mais contrafeita.

No conjunto do Eurosistema foram retiradas de circulação um total de 320.311 notas de euro durante a primeira metade do ano.

"O número de contrafações permanece muito baixo em comparação com o número, crescente, de notas genuínas em circulação (cerca de 19 mil milhões)", destacou o BdP no seu Boletim Notas e Moedas.

E acrescentou: "As contrafações detetadas em circulação no primeiro semestre de 2016 são de qualidade regular e podem ser facilmente identificadas, recorrendo apenas a uma observação cuidada dos elementos de segurança da nota de euro, através da metodologia "Tocar -- Observar -- Inclinar", e sem necessidade de instrumentos auxiliares de verificação".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG