Primeiro supermercado sem produtos embalados abriu em Paris

A ideia é que os consumidores levem um recipiente reutilizável, que o encham e levem para casa

Uma rede francesa de lojas ecológicas abriu hoje em Paris o primeiro supermercado sem produtos embalados, por ocasião da Cimeira do Clima (COP21) que começa no final do mês na capital francesa.

Os responsáveis da empresa Biocoop descreveram a nova loja como um laboratório para testar durante dois meses a fórmula de venda de produtos a granel.

Após esse período, o supermercado fechará as portas e as suas inovações serão aplicadas nas restantes lojas do grupo.

O espaço, de 65 metros quadrados e cedido pelo município de Paris, tem 250 produtos, de frutas a legumes, passando pelo pão e pelos biscoitos, pelos cereais e ovos.

O objetivo é "olhar para o futuro através de conceitos de cidadania extremamente importantes", disse o autarca da zona, Rémi Feraud, aos jornalistas.

A ideia é que os consumidores "venham ao supermercado do bairro com um recipiente reutilizável, que o encham e o tragam para a próxima compra", explicou o presidente do grupo, Claude Gruffat.

Para os que se esquecerem existem na loja frascos de vidros, sacos de papel e algodão e garrafas de vidro.

Além de uma redução no preço final do produto, o sistema permite que cada consumidor só compre a quantidade de que necessita, limitando o consumo excessivo, segundo os responsáveis da Biocoop.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG