Portugal estreia 19 centrais solares em 2019 com um investimento de 350 milhões

Os valores de investimento nas centrais variam em função de vários fatores, como os custos de desenvolvimento da linha, da tensão de ligação

Vão nascer em Portugal, só neste ano, 19 novas centrais solares fotovoltaicas, concentradas sobretudo no sul do país, com um investimento privado, nacional e internacional, que deverá rondar os 350 milhões de euros (a fatia de leão – 200 milhões – diz respeito ao projeto de maior dimensão, Solara4, em Alcoutim). Quanto à potência de ligação, para o total dos 19 projetos é de quase 500 MVA (megavolt ampere) – ou seja, cerca de 475 megawatts, que geram cerca de 880 gigawatts de energia elétrica solar, o que equivale a cerca de dois terços do consumo total anual da cidade do Porto.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.