Novos créditos ao consumidor disparam para 687,6 milhões

O total de crédito ao consumidor concedido em julho atingiu os 687,6 milhões de euros. Crédito pessoal disparou.

O montante total dos novos créditos concedidos aos consumidores em julho aumentou 15,2% face ao mesmo mês de 2018 e 21,5% relativamente ao mês anterior, atingindo 687,6 milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados mais recentes sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, o maior aumento aconteceu nos novos empréstimos para consumo pessoal, que cresceram 29,1% em valor, tendo sido concedidos 304 milhões de euros, e 19,3% em número, num total de 43.598 contratos.

Em alta em julho estiveram também os novos empréstimos através de cartões e descoberto, com os montantes utilizados nesta modalidade a aumentarem 8,9% em valor e 8,6% em número, com 85 milhões de euros e 66.960 contratos, respetivamente.

Quanto aos novos créditos para compra de automóvel, subiram 5,4% em montante, somando 298 milhões de euros, e 6,7% em número, com 21.332 contratos.

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.