Moeda virtual bitcoin aproxima-se do recorde de 10 mil dólares

A bitcoin, que é transacionada em plataformas especializadas na Internet, valia 9.885 dólares cerca das 09:00 de hoje

A moeda virtual 'bitcoin' valorizou-se hoje de forma acentuada, aproximando-se do recorde de 10.000 dólares (cerca de 8.389 euros), depois de ver o seu valor multiplicado por 10 em menos de um ano, noticiou hoje a AFP.

A 'bitcoin', que é transacionada em plataformas especializadas na Internet, valia 9.885 dólares cerca das 09:00 de hoje, de acordo com dados compilados pela agência financeira Bloomberg.

O preço da moeda virtual subiu cerca de 50% nas últimas duas semanas.

Em meados de outubro, a criptomoeda estava a ser negociada nos 5.000 dólares (cerca de 4.193 euros, à taxa de câmbio atual), sendo que no início do ano andava à volta dos 1.000 dólares (838 euros). Perante esta subida abrupta nas últimas semanas, os analistas têm a expectativa de que, para já, a moeda virtual vá continuar a tendência de valorização.

Sem existir fisicamente, a 'bitcoin' depende de um sistema de pagamento 'peer-to-peer' [entre pessoas] assente na tecnologia 'blockchain', também designada de protocolo da confiança (inviolável), e é negociado em plataformas específicas na Internet.

Acresce que não está dependente de bancos centrais, mas antes de uma comunidade de utilizadores de Internet e tem vindo a registar um número crescente de transações.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG