Minuto Imobiliário. O que realmente importa na hora de escolher o profissional que vai promover a sua casa (Parte II)
Tem de perguntar ao profissional que vai contratar para vender a sua casa: partilham 50% da comissão que vos vou pagar com todas as imobiliárias devidamente licenciadas? Saiba porquê.
A partilha ou a parceira é o mecanismo através do qual, num contexto de mediação imobiliária, duas partes diferentes partilham uma mesma comissão.
Relacionados
Em Portugal as comissões de mediação são, na esmagadora maioria das vezes, cobradas totalmente aos proprietários por ocasião da venda. É por isso que quando um agente se oferece para o ajudar a comprar casa, raramente lhe cobra por isso. Porque será remunerado através da partilha da comissão paga pelo vendedor.
Ou seja, a tradição em Portugal (e em outros países) é que metade da comissão que a mediadora que promove o imóvel cobra ao vendedor seja partilhada com a imobiliária que representa o comprador. E porque é que isto é tão importante? Porque quando a mediadora que promove o seu imóvel oferece ao mercado (ou seja, a todos os outros agentes) metade da comissão cobrada na venda, está a assegurar que todos os profissionais do setor têm interesse em apresentar a sua casa aos seus clientes.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Mas há imobiliárias que não estão disponíveis para fazer partilhas com agências de outras marcas de mediação. Isto quer dizer que, quando estes profissionais recebem um contacto de outra mediadora, recusam a visita. Sim, o que lhe estou a dizer é que há imobiliárias que, tendo sido contratadas para vender a sua casa, rejeitam potenciais compradores pelo simples facto de estes serem representados por outras marcas, porque isso implica partilhar parte da comissão que lhes vai pagar.
Mas há outras mediadoras que têm formas mais subtis de reduzirem as probabilidades de partilhar a comissão que lhes paga. Ou rejeitam contactos de outras imobiliárias nos primeiros 30 ou 60 dias, ou partilham apenas 10%, 20% ou 30% da comissão com outras agências que não sejam da mesma marca.
A criatividade é grande. Mas a consequência é sempre a mesma: redução do prémio financeiro que motiva os agentes a apresentar clientes para o imóvel que estão a promover.
Não espere que um profissional lhe explique estes detalhes por iniciativa própria. Tem de perguntar. E a pergunta é muito simples: partilham 50% da comissão que vos vou pagar com todas as imobiliárias devidamente licenciadas?
E sabe qual é a melhor forma de assegurar esse compromisso? É garantir que está escrito no contrato de mediação imobiliária. Porque o sucesso da marca de mediação não é necessariamente o seu maior sucesso. Porque vender uma casa não é a mesma coisa que a vender ao maior preço possível. E é por isso mesmo que contrata um profissional: para fechar negócio nas melhores condições possíveis.
Mesmo as maiores redes imobiliárias não têm mais que 5%, 10% ou 15% de quota do mercado nacional. Nenhuma imobiliária ou agente, por maior ou mais bem-sucedida que seja, defende o melhor interesse dos clientes que representa, quando rejeita abordagens de outros players de mercado, ou lhes paga apenas 10%, 20% ou 30% daquilo que lhe cobra a si. Porque vão atrair o interesse de menos profissionais, chegar a menos compradores, e gerar menos propostas.
E como qualquer outro produto no mercado, o preço da sua casa é condicionado pelo número de pessoas que manifesta interesse em adquiri-la. Aliás, é isso mesmo a que se chama valor de mercado.
Qualquer argumento em contrário, ou roça a desonestidade ou a ignorância. E nenhuma destas coisas lhe traz o melhor negócio possível.