Marx faria 200 anos. Há uma corrida às notas de 0 euros com a cara do comunista

São a recordação mais procurada em Trier, cidade da Alemanha, onde Karl Marx nasceu. Tanto, que a localidade teve de mandar imprimir mais 20 mil notas

Karl Marx vai fazer 200 anos a 5 de maio próximo e, por isso, as comemorações estão na ordem do dia. A cidade alemã de Trier, onde o pensador comunista viveu durante 17 anos, mandou imprimir notas de 0 euros com a cara do criador do comunismo. O souvenir teve tanto sucesso, que a cidade luta para acompanhar a procura desta recordação que está a ser vendida por 3 euros cada.

As obras mais conhecidas e mais influentes de Marx são o "Manifesto Comunista", co-escrito com Friedrich Engels e lançado em 1848, e a análise cáustica do capitalismo que faz em "Das Kapital", duas décadas depois.

"A lembrança joga com a crítica de Marx ao capitalismo e, é claro, a nota de 0 euros encaixa-se perfeitamente em Marx como um motivo", disse Norbert Kaethler, diretor administrativo do escritório de turismo da Triers, apotando que apesar das suas teorias ele nunca ganhou muito dinheiro e viveu na pobreza durante vários anos.

O escritório de turismo de Trier disse que já vendeu 5 mil destas notas, que se assemelham a euros genuínos, mas são apenas souvenirs. A procura foi tanta que já se estavam a imprimir 20 mil notas mais.

Elas estão à venda na Porta Nigra, o monumento mais famoso da cidade de Trier e um dos maiores portais romanos ao norte dos Alpes.

Outro sucesso de vendas, são os simpáticos patinhos de borracha com barbas e com o "Manifesto Comunista" debaixo do braço. Este recuerdo está à venda pela módica quantia de 5.90 euros.

Marx, que previu que o capitalismo seria superado pelo socialismo, passou os primeiros 17 anos de vida nesta cidade. Trier orgulha-se disso e está a dar o máximo para as comemoração dos 200 anos que se celebrma a 5 de maio. Nesse dia irá ser inuagurada uma gigantesca estátua de bronze de três toneladas de Marx, um presente do governo chinês.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG