Mário Centeno: "O Orçamento será apresentado o mais cedo possível"

Novo ministro das Finanças fez a sua primeira intervenção pública como governante no Fórum Empresarial do Algarve

O ministro das Finanças, Mário Centeno, discursou este sábado no encerramento do Fórum Empresarial do Algarve, prometendo celeridade na apresentação do Orçamento do Estado para 2016.

"O Orçamento será apresentado o mais cedo possível", afirmou Centeno, que fez antes questão de frisar que "a austeridade não é receita para o investimento".

Mário Centeno escolheu o Fórum Empresarial do Algarve, que se realizou em Loulé, para a sua primeira intervenção pública enquanto ministro das Finanças.

"Não é desejável que o país esteja um prolongado período sem a aprovação de um dos seus mais relevantes instrumentos de governação", afirmou Mário Centeno, sublinhando que deve ser objetivo essencial "de qualquer boa governação assegurar finanças públicas equilibradas".

De acordo com Mário Centeno, o orçamento para 2016 pretende ser "o primeiro passo para o país poder atingir os objetivos" a que o novo Governo se propôs, nomeadamente, o aumento e a proteção dos rendimentos das famílias, o alívio da asfixia fiscal, melhores condições de investimento para a empresas e o combate à pobreza.

"A austeridade não gera crescimento nem a desvalorização interna gera prosperidade, antes debilitam a economia e a sociedade, esvaziando-as através da emigração e do aumento da componente importada do investimento, do consumo, das exportações", afirmou,

O novo ministro frisou ainda que o novo Governo "honrará todos os seus compromissos internacionais, em particular no quadro da União Europeia (UE)", considerando que o país necessita de iniciar um "período de convergência" com a UE.

De acordo com uma nota hoje divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa, o Governo do PS considera que "já se perdeu muito tempo" e apresentará uma proposta de Orçamento do Estado para 2016 "assim que possível", porque o "país precisa de ser governado e não de quezílias institucionais".

Mário Centeno aproveitou a presença de dezenas de empresários no evento para transmitir uma mensagem de tranquilidade e de confiança, frisando que o Governo inicia agora "um tempo novo".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG