Luta contra a fraude fiscal: com um olho no e-fatura e outro nos offshore

A troca automática de informação sobre saldos de contas começa este ano, mas os seus efeitos serão sentidos no médio e longo prazo.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais realçou esta quinta-feira a importância do sistema e-fatura na luta contra a fraude e evasão fiscais, mas acentuou que esta luta tem uma outra dimensão, que envolve os contribuintes que transferem o seu rendimento e património para os chamados paraísos fiscais com o intuito de se furta ao pagamento de impostos. O reporte dos saldos das contas que os bancos vão passar a fazer às administrações fiscais será um passo importante, mas o efeito desta nova ferramenta na luta contra a fraude será sentida sobretudo no médio e longo prazo.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Exclusivos

Premium

Liderança

Jill Ader: "As mulheres são mais propensas a minimizarem-se"

Jill Ader é a nova chairwoman da Egon Zehnder, a primeira mulher no cargo e a única numa grande empresa de busca de talentos e recursos. Tem, por isso, um ponto de vista extraordinário sobre o mundo - líderes, negócios, política e mulheres. Esteve em Portugal para um evento da companhia. E mostrou-o.