Wang Jianlin é o novo dono disto tudo. E ainda só está a começar

A fortuna de Jianlin está avaliada em 29 mil milhões de euros, o que faz dele o homem mais rico da China e o 18.º da lista de milionários da Forbes.

O seu nome começou a ser falado quando, em 2013, desembolsou mais de dois mil milhões de euros para comprar a segunda maior cadeia de salas de cinema nos EUA. A partir daí, Wang Jianlin passou a ser notícia constante nas primeiras páginas dos jornais: do desporto ao cinema, o homem mais rico da China já gastou milhares de milhões de dólares para fazer crescer o império. E não vai ficar por aqui. O próximo alvo? A Paramount Pictures.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

"Petróleo, não!" Nesta semana já estivemos perto

1. Uma coisa é termos uma vaga ideia de quão estupidamente dependemos dos combustíveis fósseis. Outra, vivê-la em concreto. Obrigado aos grevistas. A memória perdida sobre o "petróleo" voltou. Ficou a nu que temos de fugir dos senhores feudais do Médio Oriente, das oligopolísticas, campanhas energéticas com preços afinados ao milésimo de euro e, finalmente, deste tipo de sindicatos e associações patronais com um poder absolutamente desproporcionado.