Veja a nova nota de 50 euros

O euro é utilizado por 338 milhões de pessoas diariamente na zona euro

É cor de laranja e mais segura. É assim a nova nota de 50 euros da série Europa, que vai entrar em circulação a 4 de abril do próximo ano e foi apresentada hoje pelo Banco Central Europeu (BCE).

Depois da introdução das de 5 euros, 10 euros e 20 euros da segunda série de notas em euros, este é mais um passo na transformação das notas europeias, em nome da segurança.

"A introdução da nova nota de 50 euros vai tornar a nossa divisa mais segura", afirmou Yves Mersch, membro luxemburguês do Conselho Executivo do BCE, adiantando que "faz parte dos contínuos esforços para preservar o euro como uma divisa estável".

Mersch sublinhou que a decisão de não incluir a nota de 500 euros na nova série Europa não está relacionada com o desaparecimento do dinheiro em 'cash'.

"O 'cash' está aqui para ficar", afirmou Mersch quando apresentou a nova nota de 50 euros, que é mais difícil de falsificar.

O euro é utilizado por 338 milhões de pessoas diariamente na zona euro.

Da totalidade das notas em euros em circulação, mais de 8.000 milhões, cerca de 45%, são de 50 euros, segundo dados do BCE. A nota de 50 euros também é a mais falsificada.

"Os avançados elementos de segurança contribuem para proteger o nosso dinheiro. São fruto de constantes esforços para preservar a estabilidade do euro, afirmou Mersch.

Exclusivos