Um terço das empresas não pagou impostos. Mais de mil pagaram AIMI

Se não fosse o pagamento especial por conta percentagem seria mais do dobro. Taxa média efetiva do imposto sobre os lucros é a mais baixa desde 2011.

No ano passado chegaram à Autoridade Tributária (relativas a 2017) 475 119 declarações de IRC, mas quase um terço (30,1%) não teve qualquer imposto sobre os lucros. O cenário seria ainda pior caso não existisse o pagamento especial por conta (PEC). Sem esta espécie de coleta mínima, entregue antes de apurados os resultados, o universo de empresas sem qualquer tipo de tributação ascenderia a 63%.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.