Três homens mais ricos dos EUA têm mais dinheiro do que metade da população do país

A fortuna dos 400 norte-americanos mais ricos é superior ao dinheiro que tem 64% da população, que se estima em 204 milhões de pessoas

As três pessoas mais ricas dos EUA, o cofundador da Microsoft, Bill Gates, o presidente e CEO da Amazon, Jeff Bezos, e o investidor e presidente da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, têm mais dinheiro do que 160 milhões de habitantes do país norte-americano.

Segundo o Guardian, o Instituto de Estudos Políticos dos EUA explica que o intervalo entre ricos e pobres, que é crescente, está a criar uma "crise moral".

A fortuna de Bill Gates, Jeff Bezos e Warren Buffett combinada é de 248.5 biliões de dólares (o que equivale a cerca de 214 mil milhões de euros), como mostra uma análise da riqueza dos americanos mais ricos, explica o mesmo jornal.

A mudança nos impostos proposta por Donald Trump, presidente dos EUA, só iria agravar a diferença, uma vez que 80% dos benefícios acabariam por cair nas mãos de 1% das famílias, adianta o relatório Billionare Bonanza. Um dos coautores do relatório, Chuck Collins, acredita que é necessário tomar medidas para a redução desta disparidade. O relatório mostra também que valores de riqueza e poder tão superiores como estes não existiam desde a Era da Fortuna, há um século.

O estudo descobriu também que os 400 norte-americanos mais ricos, numa lista feita pela revista Forbes, têm mais dinheiro do que 64% da população, que se estima em 204 milhões de pessoas. Ou seja, mais do que a população do Canadá e do México combinadas.

O Guardian diz ainda que muitos norte-americanos estão a aderir a movimentos antidesigualdade, que já antes existiu e que ajudou a criar um país mais igualitário. A desigualdade é mais acentuada entre as minorias.

A apresentadora de televisão Oprah Winfrey e o investidor Robert F. Smith são os únicos afro-americanos a constar da lista Forbes 400, enquanto apenas cinco membros têm origens latinas, entre eles o proprietário Jorge M. Pérez e o dono da equipa de beisebol LA Angels, Artur Moreno.

Os 25 primeiros da lista são brancos, com Bill Gates em primeiro lugar, Jeff Bezos em segundo, Warren Buffet em terceiro e Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, em quarto.

Desde a publicação da Forbes 400, a fortuna de Bezos aumentou cerca de 10%, devido à subida dos preços das ações da Amazon, colocando-o provisoriamente no topo da lista.

Ler mais

Exclusivos

Premium

robótica

Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática

Os robôs chegaram aos jardins-de-infância e salas de aula de todo o país. Seja no âmbito do projeto de robótica do Ministério da Educação, da iniciativa das autarquias ou de outros programas, já há dezenas de milhares de crianças a aprender os fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional em Portugal.

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...