Telefonar vai ficar ainda mais barato. Saiba quanto

Uma chamada de voz irá custar, a partir de dia 30, cinco cêntimos por minuto a partir de qualquer país da UE

Fazer uma chamada de telemóvel de um qualquer país da União Europeia vai ficar mais barato já a partir de dia 30, sábado. É que as tarifas de roaming vão voltar a baixar por imposição de Bruxelas. E, a partir de 15 de junho de 2017, usar o telemóvel em Portugal ou em qualquer outro país europeu vai custar exatamente o mesmo - acabam de vez as tarifas.
Com os novos preços, as chamadas de voz a partir de outro país da União Europeia irão custar cinco cêntimos por minuto e as mensagens escritas, vulgo sms, ficarão em dois cêntimos. Já a internet no telemóvel será cobrada ao preço de cinco cêntimos por megabyte consumido. É uma redução de 75% no custo das chamadas e de 67% no uso da internet e no envio de mensagens de texto, de acordo com os cálculos da Comissão Europeia. Os preços de roaming atualmente em vigor são de 24 cêntimos por minuto para as chamadas realizadas e de 19 cêntimos por minuto para as recebidas. A eurotarifa foi criada por Bruxelas para obrigar as operadoras de telecomunicações a praticarem preços mais justos entre países, já que existiam, então, enormes diferenças.
A nova redução de preços deliberada pela Comissão Europeia mereceu o aplauso de entidades como o Eixo Atlântico, associação transfronteiriça que congrega 38 municípios do Norte de Portugal e da Galiza. Xoan Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, lembrou que o fim do roaming tem impacto "para as populações da zona de fronteira", surpreendidas muitas vezes por sobretaxas devido ao problema da invasão do sinal.

Ler mais

Exclusivos