Preço da luz baixou 0,2%. "Descida assinalável", diz secretário de Estado

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, considerou esta sexta-feira que a redução de 0,2% nas tarifas de eletricidade para as famílias em mercado regulado para 2018 é uma "descida assinalável".

Em declarações à Lusa, Jorge Seguro Sanches disse que esta descida do preço da eletricidade faz com que o país passe a ter "mais sustentabilidade e preços mais amigos das empresas e da economia nacional", sublinhando "a diminuição histórica de 4,4%" nas tarifas de acesso às redes.

"É um trabalho que vamos prosseguir. Estamos a conseguir [que se verifiquem] descidas reais do preço da energia e do preço da tarifa de acesso", concluiu.

A redução de 0,2% nas tarifas de eletricidade para as famílias em mercado regulado para 2018 representa uma diminuição de nove cêntimos para uma fatura mensal de 45,7 euros, de acordo com as contas divulgadas hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Os consumidores com tarifa social beneficiarão de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais que foi estabelecido por despacho do Governo, o que representa uma redução na fatura mensal de eletricidade no valor de cinco cêntimos, para uma fatura média mensal de 20,4 euros.

A proposta tarifária propõe uma diminuição de cerca de 743 milhões de euros à dívida tarifária, valor que é superior à soma das diminuições verificadas em 2016 e 2017, que totalizaram 693 milhões de euros.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...