Preços sobem na OCDE em maio, mas menos que em abril

Preço dos bens alimentares aumentou 1,6% em maio, cinco décimas acima do que em abril

A inflação homóloga na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) situou-se nos 2,1% em maio, menos três décimas do que em abril devido à evolução dos preços da energia, em particular do petróleo.

De acordo com os dados divulgados hoje, os preços da energia, que tinham avançado 8,2% em termos homólogos em abril, voltaram a subir 5,2% em maio.

O preço dos bens alimentares, por sua vez, aumentou 1,6% em maio, cinco décimas acima do mês anterior.

A inflação subjacente, que exclui a alimentação e a energia, ficou-se pelos 1,8% (1,9% em abril).

Segundo a OCDE, a inflação abrandou em muitos dos grandes países membros, à exceção do Reino Unido, onde houve uma subida de duas décimas até aos 2,9% devido à desvalorização da libra face às principais divisas.

Na zona euro, a inflação diminuiu cinco décimas para os 1,4%, nos EUA três décimas para os 1,9% e no Japão manteve-se estável nos 0,4%.

As taxas de inflação mais elevadas observaram-se na Turquia (11,8%), México (6,2%), Estónia (3,5%), Reino Unido (2,9%), Letónia (2,7%) e Chile (2,6%).

A inflação foi negativa na Islândia (-2,5%) e nula na Irlanda.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...