Pensar na reforma antes do 30 anos é cedo? A Deco diz que não

A melhor hora para começar a pensar na reforma é "quanto mais cedo melhor". As três palavras-chave são disciplina, poupança e investimento.

A esperança média de vida é cada vez mais elevada. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a esperança média de vida aos 65 anos é de 17,55 anos para os homens e 20,81 para as mulheres. A par disso, a população envelhecida em Portugal não para de crescer. A incerteza sobre a sustentabilidade da Segurança Social para planear a reforma torna-se cada vez mais uma preocupação para as famílias. Para garantir que vive os "anos dourados" de forma confortável, o melhor é pensar em construir um pé-de-meia que complemente depois o valor da reforma.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.