Oficial. Défice público fica em 2,3% ou menos em 2016

Desequilíbrio das contas públicas reduz-se em quase 500 milhões de euros. Amnistia fiscal e contributiva dá ajuda preciosa

O défice público global diminuiu 497 milhões de euros face a 2015, ficando assim em 4256 milhões de euros, indica uma nota do Ministério das Finanças enviada às redações nesta quinta-feira. Este resultado da execução em contabilidade pública "permite antecipar que o défice não será superior a 2,3% do PIB", congratula-se o gabinete do ministro Mário Centeno.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.