Maria Luís Albuquerque: "Há claramente um problema de supervisão"

Ex-ministra das Finanças afirma que há um problema de "regras, de gestores e de supervisão" no sistema financeiro português

Em entrevista ao Jornal da Noite da TVI, Maria Luís Albuquerque admitiu que o sistema financeiro português padece de problemas de "regras, de gestores e de supervisão". E embora garanta que a situação é hoje "muito melhor" do que há quatro anos, quando foi necessário intervir em praticamente todos os bancos, a ex-ministra das Finanças assegura que há ainda muito a fazer. "Os bancos têm de se tornar rentáveis e de ganhar dimensão", frisou, defendendo a necessidade de fusões e aquisições no mercado.

Apesar das críticas à falta de supervisão em Portugal, e confrontada com o facto de ela própria ter reconduzido no cargo o Governador do Banco de Portugal, Maria Luís Albuquerque disse não ter "quaisquer razões" para retirar a confiança a Carlos Costa. "Não conheço os desenvolvimento das últimas semanas" no Banif, disse, manifestando-se incapaz de avaliar "se os montantes" necessários à recapitalização do banco - o Banif vai receber uma injeção de 2.255 milhões de euros, dos quais 1.766 milhões são emprestados diretamente pelo Tesouro - "são absolutamente indispensáveis ou se havia outras soluções".

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Dinheiro
Pub
Pub