Juros aliviam, euro desce e bolsas ganham após decisão do BCE

O banco central vai cortar o ritmo das compras para metade. Mas mantém o programa ativo até pelo menos Setembro do próximo ano.

A dívida dos países da zona euro está a reagir positivamente ao anúncio do BCE de estender o programa de compras, mas a um ritmo mais reduzido. A taxa das obrigações portuguesas a dez anos caiu para um mínimo de 2,77% logo após a decisão do banco central. Esta manhã, os juros implícitos chegaram a negociar acima de 2,30%, segundo dados da Reuters.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Ler mais

Exclusivos

Premium

Patrícia Viegas

Espanha e os fantasmas da Guerra Civil

Em 2011, fazendo a cobertura das legislativas que deram ao PP de Mariano Rajoy uma maioria absoluta histórica, notei que quando perguntava a algumas pessoas do PP o que achavam do PSOE, e vice-versa, elas respondiam, referindo-se aos outros, não como socialistas ou populares, não como de esquerda ou de direita, mas como los rojos e los franquistas. E o ressentimento com que o diziam mostrava que havia algo mais em causa do que as questões quentes da atualidade (a crise económica e financeira estava no seu auge e a explosão da bolha imobiliária teve um impacto considerável). Uma questão de gerações mais velhas, com os fantasmas da Guerra Civil espanhola ainda presente, pensei.