Hack for Good: Antecipar doença de Parkinson vale vitória à EyeBrain

Solução para smartphone pode ajudar a reduzir custos desta doença degenerativa, que estão estimados em 47 mil milhões de euros por ano.

Há 10 milhões de pessoas que não conseguem, sozinhas, abrir garrafas de iogurte. Isto é sinal de que têm Parkinson, doença que tem um custo estimado de 47 mil milhões de euros por ano. A equipa da EyeBrain desenvolveu, por isso, uma solução que permite fazer o diagnóstico antecipado desta e de outras doenças degenerativas. A proposta valeu a vitória no hackaton Hack for Good, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Ler mais

Premium

João Almeida Moreira

Bolsonaro, curiosidade ou fúria

Perante um fenómeno que nos pareça ultrajante podemos ter uma de duas atitudes: ficar furiosos ou curiosos. Como a fúria é o menos produtivo dos sentimentos, optemos por experimentar curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro, o candidato de extrema-direita do PSL em quem um em cada três eleitores brasileiros vota, segundo sondagem de segunda-feira do banco BTG Pactual e do Instituto FSB, apesar do seu passado (e presente) machista, xenófobo e homofóbico.