"Há algum preconceito em relação ao investimento chinês"

Mário Assis Ferreira está otimista em relação à ligação económica Portugal-China e pessimista quanto à compra de 10% do Montepio pela Santa Casa.

Tem 73 anos, sentido de humor e muita energia. Características do presidente não executivo da Estoril Sol, profundo conhecedor de investidores chineses em Portugal, entendido em negócios do jogo e em realidade macaense e que faz um balanço da atividade dos casinos no último ano e antevê o futuro da relação económica Portugal-China.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Ler mais

Exclusivos

Ricardo Paes Mamede

DN+ Queremos mesmo pagar às pessoas para se reproduzirem?

De acordo com os dados do Banco Mundial, Portugal apresentava em 2016 a sexta taxa de fertilidade mais baixa do mundo. As previsões do INE apontam para que a população do país se reduza em mais de 2,5 milhões de habitantes até 2080, caso as tendências recentes se mantenham. Segundo os dados da OCDE, entre os países com economias mais avançadas Portugal é dos que gastam menos com políticas de apoio à família. Face a estes dados, a conclusão parece óbvia: é preciso que o Estado dê mais incentivos financeiros aos portugueses em idade reprodutiva para que tenham mais filhos.