Américo Amorim não está tão rico mas tem a maior fortuna de Portugal

Bill Gates mantém-se como o homem mais rico do mundo, apesar de ter perdido alguma da fortuna pessoal

Américo Amorim mantém-se como o único português na lista de 2015 dos 500 mais ricos da revista Forbes, liderada por Bill Gates, o fundador da Microsoft. O empresário que controla a Corticeira Amorim surge na posição 369, a mesma de 2015, mas com uma fortuna pessoal mais baixa, dos quatro mil milhões para os 3,76 mil milhões de euros. O milionário português seguinte só surge quase 500 posições depois. Alexandre Soares dos Santos enriqueceu em 2015, sobretudo graças à performance bolsista da Jerónimo Martins. A fortuna está calculada em 1,9 mil milhões de euros, mais 276 milhões do que em 2014. Soares dos Santos voltou, assim, a trocar de posição com Belmiro de Azevedo. O antigo presidente da Sonae também perdeu 400 milhões de dólares e a sua fortuna pessoal não passa, agora, dos 1,472 mil milhões de euros.

Isabel dos Santos mantém-se como a única representante de Angola na lista da publicação norte-americana. A empresária voltou, no entanto, a perder alguma da sua fortuna e a recuar na lista dos mais ricos. Perdeu 300 milhões de dólares e passou a deter, apenas, três mil milhões de dólares (2,76 mil milhões de euros). A forte descida das cotações do petróleo e o próprio estado da economia angolana poderão ter contribuído para esta situação. Isabel dos Santos admitiu mesmo que "com os preços do petróleo baixos, definitivamente estamos a sentir o aperto", segundo uma entrevista dada no passado fim de semana ao The Wall Street Journal.

Bill Gates, fundador da Microsoft, conservou a liderança do ranking da Forbes, mesmo com a perda de 4,2 mil milhões de dólares da sua fortuna pessoal, para os 75 mil milhões de dólares (69 mil milhões de euros). A principal novidade no pódio vai para Amancio Ortega, que ascendeu ao 2.º lugar. A fortuna do fundador da Inditex, dona da Zara, está avaliada em 67 mil milhões de dólares (62 mil milhões de euros). Warren Buffett manteve a terceira posição. Mark Zuckerberg é o principal destaque na lista de 2015, ao ganhar dez posições. O criador do Facebook ocupa agora o 6.º lugar, com 44,6 mil milhões de dólares de fortuna pessoal (41 mil milhões de euros, mais 10,3 mil milhões do que em 2014).

Ler mais

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...