Este é o imposto que mais pesa na carteira dos portugueses

Representa mais de um terço de toda a receita tributária e calha a todos, ricos e pobres. O IVA é o imposto que mais receita dá ao Estado.

É o imposto preferido dos governos para fazerem face a percalços quando a economia falha aos cofres públicos: o Imposto sobre Valor Acrescentado, mais conhecido por IVA. É aquele que mais depressa reage a variações (positivas ou negativas) da atividade económica e a mudanças de taxas, uma vez que a população não vai deixar de consumir, sobretudo produtos de primeira necessidade.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.