Ensino Superior. Os cursos com mais empregabilidade na hora de escolher

Profissões ligadas às tecnologias de informação vão continuar em crescimento nos próximos anos. Também o turismo é uma boa opção.

Pousadas as canetas e arrumados os livros, é hora de os alunos do ensino secundário fazerem planos à vida e ao futuro. Na quinta-feira, dia 12, são divulgados os resultados da primeira fase dos exames nacionais. Menos de uma semana depois, dia 18, arrancam as candidaturas ao ensino superior.

O curso de sonho nem sempre corresponde a um emprego de sucesso e, por isso mesmo, é imperativa uma análise não só das aspirações pessoais mas também das condições reais de mercado. O Dinheiro Vivo falou com vários especialistas de recrutamento e emprego de forma a perceber quais as profissões que são sinónimo de empregabilidade e crescimento nos próximos anos.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

O populismo entre nós

O sucesso eleitoral de movimentos e líderes populistas conservadores um pouco por todo o mundo (EUA, Brasil, Filipinas, Turquia, Itália, França, Alemanha, etc.) suscita apreensão nos países que ainda não foram contagiados pelo vírus. Em Portugal vários grupúsculos e pequenos líderes tentam aproveitar o ar dos tempos, aspirando a tornar-se os Trumps, Bolsonaros ou Salvinis lusitanos. Até prova em contrário, estas imitações de baixa qualidade parecem condenadas ao fracasso. Isso não significa, porém, que o país esteja livre de populismos da mesma espécie. Os riscos, porém, vêm de outras paragens, a mais óbvia das quais já é antiga, mas perdura por boas e más razões - o populismo territorial.