Em 2016, 1% da população mundial vai deter 50% da riqueza

No próximo ano, 1% da população mundial vai deter 50% da riqueza global, estimam os autores do relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

De acordo com o relatório do Desenvolvimento Humano de 2015, a riqueza e o rendimento globais atingiram o ponto mais alto de sempre, com a riqueza a cifrar-se em 263 biliões em 2014 (uma subida de 20 biliões de dólares face a 2013), enquanto o PIB mundial atingiu cerca de 78 biliões de dólares.

A distribuição da riqueza é, porém, bastante desigual, pois "cerca de 80% das pessoas detêm, no seu conjunto, 6% da riqueza mundial", estimando-se que, em 2016, "o 1% mais rico da população detenha mais de 50% dessa riqueza".

Exclusivos

Premium

Líderes europeus

As divisões da Europa 30 anos após o fim da Cortina de Ferro

Angela Merkel reuniu-se com Viktor Orbán, Emmanuel Macron com Vladimir Putin. Nos próximos dias, um e outro receberão Boris Johnson. E Matteo Salvini tenta assalto ao poder, enquanto alimenta a crise do navio da ONG Open Arms, com 107 migrantes a bordo, com a Espanha de Pedro Sánchez. No meio disto tudo prepara-se a cimeira do G7 em Biarritz. E assinala-se os 30 anos do princípio do fim da Cortina de Ferro.