Clientes com crédito à habitação voltam a pagar menos em dezembro

As prestações da casa têm caído consecutivamente há meses, acompanhando a redução das taxas Euribor

Os clientes com empréstimo do banco para compra de casa vão voltar a pagar menos em dezembro, segundo os cálculos feitos para a Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos.

No caso de um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1%, esse cliente vai passar a pagar a partir deste mês 467,79 euros, menos 4,74 euros face à mensalidade que pagava desde a última revisão, em junho.

Já num empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o valor a pagar é de 461,20 euros, menos um euro do que na revisão de setembro.

As prestações da casa têm caído consecutivamente há meses, acompanhando a redução das taxas Euribor que negoceiam mesmo em valores negativos históricos.

Em novembro, a média mensal da taxa Euribor a seis meses foi de -0,215% e a três meses de -0,313%.

Ler mais

Exclusivos

Premium

DN Life

DN Life. «Não se trata o cancro ou as bactérias só com a mente. Eles estão a borrifar-se para o placebo»

O efeito placebo continua a gerar discussão entre a comunidade científica e médica. Um novo estudo sugere que há traços de personalidade mais suscetíveis de reagir com sucesso ao referido efeito. O reumatologista José António Pereira da Silva discorda da necessidade de definir personalidades favoráveis ao placebo e vai mais longe ao afirmar que "não há qualquer hipótese ética de usar o efeito placebo abertamente".